Sobre a Secretaria de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás.


Administração 2.009 a 2.016



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás, na pessoa da Secretária de Educação, a professora Eliete Alves de Amorim, assessorada pelas Supervisoras de Ensino no Departamento Pedagógico a professora Sandra Cristina Fernandes Gonçalves e o professor Sérgio Pereira de Oliveira, no Departamento Técnico a professora Lídia Mendes dos Santos e pelas diretores os senhores Gleinilson Carlos, Idelma Maria, Elaine Moreira dos Reis, Maria Aparecida e Alessandra Teixeira, cada um com a sua equipe de trabalho, tem buscado garantir aos nossos alunos, ensino de qualidade.
São três Escolas que oferecem a Primeira Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a Escola Municipal Vilson Gonçalves de Oliveira, no Setor Walter Paulo II, a Escola Municipal João Natal de Almeida, no Centro e a Hermínio Lemes no Jardim Augusto, ainda dois Cmeis, o Regina Cândida de Oliveira localizado no Walter Paulo II, que oferece da Creche I ao Jardim II, ou seja, atende crianças de seis meses a cinco anos e onze meses de idade e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Senhorinha de Oliveira, que atende quatro e cinco anos (Jardim I e II), com a expectativa de passar a atender as Creches I, II e III.
Tem este blogger, o objetivo de divulgarmos as experiências pedagógicas, bem como servir de elo de comunicação entre as escolas e destas com os pais e demais visitantes do mesmo.

Contamos com a sua visita e o seu comentário, que com certeza será para nós motivo de muita alegria.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Secretários da Educação "fizeram a lição de casa", diz Undime sobre evento na Bahia



 Autor: UOL Educação
Data: 2/9/2011
Quatro dias em um resort cinco estrelas foram o tempo e o local escolhidos pela Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) para reunir dirigentes municipais de todas as regiões do país para discutir melhores práticas na educação, trocar informações, e sanar dúvidas dos gestores.
“Os secretários fizeram a lição de casa diretinho", afirmou a presidente nacional da Undime, Cleuza Repulho. "Ontem, nós terminamos mais de 21h30, e a platéia estava lotada..
Apesar do sol forte, do acesso fácil a piscinas e ao mar baiano, a reportagem do UOL encontrou o auditório – onde eram realizadas as palestras – sempre cheio durante toda a programação. 
Mesmo fora do centro de convenções, o tema “educação” era pauta das conversas participantes ouvidas nos almoços e jantares durante os quatro dias.
“Os principais objetivos foram atingidos. Primeiro, trazer os municípios prioritários – aqueles que têm pouca oportunidade de ter acesso a tanta informação no mesmo bloco. Segundo, a participação. Eu tinha certeza que os secretários cumpririam o seu papel”, avaliou Cleuza Repulho.
Em paralelo às palestras, foi aberta uma área com cerca de dez stands para que os presentes pudessem tirar dúvidas e buscar informações sobre o apoio das entidades presentes como a Unicef (braço da Organização das Nações Unidas para apoio à criança), o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/MEC), da Undime, da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Inep e a secretaria estadual de educação da Bahia.


Assuntos relevantes no 4º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação
 PAUTA:
Primeiro dia – 30/08/2. 011

  • Conferência de abertura
  • Prova Nacional de Concurso de Ingresso na Carreira Docente

Segundo dia – 31/08/2. 011

  • Entendendo o Ideb
  • Piso Salarial e  Plano Nacional de Educação
  • Políticas públicas da Educação Básica
  • Indicadores da Qualidade na Educação Infantil

Terceiro dia – 01/09/2. 011

  • Direito à Educação
  • Processo de construção do Plano de Educação
  • Emendas prioritárias ao PL 8035/2.010
  • Siope e o Planejamento orçamentário da Secretaria da tutoria
  • Pesquisa “Acesso, permanência, aprendizagem e conclusão as Educação Básica na idade certa – Direito de todos e de cada uma das crianças e dos adolescentes”

Quarto dia – 02/09/2. 011

  • A fragmentação do ensino
  • A prática de educação inclusiva
  • Implementação do Plano Nacional na Educação em Direitos Humanos nos municípios brasileiros.
Bancado pelo MEC
No valor de R$ 3,1 milhões, o evento, patrocinado pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), autarquia vinculada ao MEC, custeou a presença dos municípios prioritários (o que incluía hospedagem, alimentação e passagens áreas e terrestres), que em sua maioria são das regiões Norte e Nordeste.
A programação do fórum foi marcada por 16 palestras, com apresentações ao longo de todo o 2º e 3º dias, enquanto nos 1º e 4º, apenas um dos períodos (manhã ou tarde) foi destinado para as conferências.
Novos desafios
Na avaliação da primeira presidente da Undime, a professora aposentada Edla Soares, a diferença de quando dirigiu a entidade (há 25 anos) e os dias atuais é a evolução de questões como acesso e qualidade da educação no Brasil neste período.  A ex-secretária municipal de Educação de Recife ressalva que o objetivo da entidade continua sendo “trabalhar em cima de um projeto nacional”, que respeite a diversidade cultural de um país de proporções continentais e realidades distintas entre as regiões.
“Na minha época, a gente brigava pela obrigatoriedade do ensino fundamental para crianças de 8 anos. Hoje, a Cleuza [atual presidente da Undime] já tem assegurada por lei a educação básica para as crianças e adolescentes e tem de lidar com os desafios da igualdade social e a diversidade cultural”, compara Edla Soares. 

Ministro da Educação Fernando Haddad e Secretária de Educação de Bonfinópolis, Erli de Fátima.


Um comentário:

  1. Parabéns Erli pela participação no Fórum. Com crerteza sua participação contruibuirá com o nosso município.

    ResponderExcluir