Sobre a Secretaria de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás.


Administração 2.009 a 2.016



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás, na pessoa da Secretária de Educação, a professora Eliete Alves de Amorim, assessorada pelas Supervisoras de Ensino no Departamento Pedagógico a professora Sandra Cristina Fernandes Gonçalves e o professor Sérgio Pereira de Oliveira, no Departamento Técnico a professora Lídia Mendes dos Santos e pelas diretores os senhores Gleinilson Carlos, Idelma Maria, Elaine Moreira dos Reis, Maria Aparecida e Alessandra Teixeira, cada um com a sua equipe de trabalho, tem buscado garantir aos nossos alunos, ensino de qualidade.
São três Escolas que oferecem a Primeira Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a Escola Municipal Vilson Gonçalves de Oliveira, no Setor Walter Paulo II, a Escola Municipal João Natal de Almeida, no Centro e a Hermínio Lemes no Jardim Augusto, ainda dois Cmeis, o Regina Cândida de Oliveira localizado no Walter Paulo II, que oferece da Creche I ao Jardim II, ou seja, atende crianças de seis meses a cinco anos e onze meses de idade e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Senhorinha de Oliveira, que atende quatro e cinco anos (Jardim I e II), com a expectativa de passar a atender as Creches I, II e III.
Tem este blogger, o objetivo de divulgarmos as experiências pedagógicas, bem como servir de elo de comunicação entre as escolas e destas com os pais e demais visitantes do mesmo.

Contamos com a sua visita e o seu comentário, que com certeza será para nós motivo de muita alegria.

domingo, 18 de setembro de 2011

SEMANA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INTEGRADA


A LEI Nº. 15.301, DE 05 DE AGOSTO DE 2005, institui a SEMANA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INTEGRADA,  a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de agosto.
De acordo com a Lei, a Semana Estadual de Educação  Integrada  tem  como objetivo:
·        Levar aos alunos das unidades escolares informações sobre assuntos de interesse comunitário;
·        Realizar palestra sobre educação de trânsito, prevenção ao uso de drogas, policiamento comunitário, integração das polícias militar e civil com a comunidade, defesa do consumidor, preservação do meio ambiente, gravidez na adolescência, doenças  sexualmente  transmissíveis,  primeiros  socorros, além de outros assuntos de interesse comunitário;

·        Realizar atividades educativas, recreativas, instrutivas e culturais voltadas para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho; 
·        Conscientizar a população sobre as atribuições, o funcionamento e o aparelhamento dos órgãos que compõem a Segurança Pública Estadual.

Desde então passando a integrar o calendário oficial do Estado, bem como o Projeto Político Pedagógico das Escolas municipais de Bonfinópolis.
Os temas a serem trabalhados durante a Semana Estadual de Educação Integrada são abordados durante todo o ano letivo em todas as Escolas do município, inclusive alguns deles fazem parte das Ações do P.D.E.
Para concluir as diversas atividades da Semana Estadual de Educação Integrada a Professora Ângela Maria construiu com seus alunos, na quadra de esportes da escola uma rua sinalizada e vários carrinhos de caixa de papelão.

As crianças deram um show de sabedoria e serviram de exemplo para os demais alunos  que assistiram atentos às demonstrações.

Foram levantadas questões, como faixa de pedestres, cuidados e riscos no trânsito, trânsito e álcool, cinto de segurança, ultrapassagens e outros.

A diretora Alessandra Teixeira e a coordenadora Andréia Maria, ficaram muito felizes com a apresentação e desempenho de seus alunos.

Alunos se preparam para as demonstrações 



Lugar de pedestre é  na faixa!



                                Tia Ângela e seus alunos em ação.


Belíssimo trabalho!


Aprenderam direitinho a lição: Trânsito é coisa séria!

Diretora Alessandra Teixeira, Coordenadora Andréia , professora Ângela Maria e alguns de 
seus alunos.

IMPORTANTE:


 Velocidade é o principal motivo de mortes no trânsito, aponta relatório. (Evelyn Souza em 01/03/2. 011).

A velocidade é o principal motivo de mortes causadas por acidentes de trânsito. O levantamento é da Agência Nacional de Transporte e Trânsito (Agetran), realizado no primeiro trimestre de 2010, que revela ainda que 156 pessoas foram vítimas fatais de acidente de trânsito ocorridos neste período. Desses, 55 morreram na hora e 101 chegaram a ser hospitalizados, mas faleceram até 30 dias após a internação.

De acordo com os dados, 26% dos óbitos registrados foram motivados pela alta velocidade. Em segundo lugar aparece a infra-estrutura com 20%, seguida de motociclista (16%), jovem condutor (11%) e álcool (4%).

Em relação à baixa porcentagem de acidentes causados pelo alcoolismo a chefe da divisão explica, “Muitas vezes não é possível diagnosticar o excesso de álcool no momento do acidente. Levando em consideração que o motorista pode se negar a fazer o teste do bafômetro”, alerta. Não significando, porém que o álcool não seja um vilão no trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário