A LEI Nº. 15.301, DE 05 DE AGOSTO DE 2005, institui a SEMANA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO INTEGRADA, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de agosto.
De acordo com a Lei, a Semana Estadual de Educação Integrada tem como objetivo:
· Levar aos alunos das unidades escolares informações sobre assuntos de interesse comunitário;
· Realizar palestra sobre educação de trânsito, prevenção ao uso de drogas, policiamento comunitário, integração das polícias militar e civil com a comunidade, defesa do consumidor, preservação do meio ambiente, gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis, primeiros socorros, além de outros assuntos de interesse comunitário;
· Realizar atividades educativas, recreativas, instrutivas e culturais voltadas para o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho;
· Conscientizar a população sobre as atribuições, o funcionamento e o aparelhamento dos órgãos que compõem a Segurança Pública Estadual.
Desde então passando a integrar o calendário oficial do Estado, bem como o Projeto Político Pedagógico das Escolas municipais de Bonfinópolis.
Os temas a serem trabalhados durante a Semana Estadual de Educação Integrada são abordados durante todo o ano letivo em todas as Escolas do município, inclusive alguns deles fazem parte das Ações do P.D.E.
Para concluir as diversas atividades da Semana Estadual de Educação Integrada a Professora Ângela Maria construiu com seus alunos, na quadra de esportes da escola uma rua sinalizada e vários carrinhos de caixa de papelão.
As crianças deram um show de sabedoria e serviram de exemplo para os demais alunos que assistiram atentos às demonstrações.
Foram levantadas questões, como faixa de pedestres, cuidados e riscos no trânsito, trânsito e álcool, cinto de segurança, ultrapassagens e outros.
A diretora Alessandra Teixeira e a coordenadora Andréia Maria, ficaram muito felizes com a apresentação e desempenho de seus alunos.
Alunos se preparam para as demonstrações
Lugar de pedestre é na faixa!
Tia Ângela e seus alunos em ação.
Belíssimo trabalho!
Aprenderam direitinho a lição: Trânsito é coisa séria!
Diretora Alessandra Teixeira, Coordenadora Andréia , professora Ângela Maria e alguns de
seus alunos.
IMPORTANTE:
Velocidade é o principal motivo de mortes no trânsito, aponta relatório. (Evelyn Souza em 01/03/2. 011).
A velocidade é o principal motivo de mortes causadas por acidentes de trânsito. O levantamento é da Agência Nacional de Transporte e Trânsito (Agetran), realizado no primeiro trimestre de 2010, que revela ainda que 156 pessoas foram vítimas fatais de acidente de trânsito ocorridos neste período. Desses, 55 morreram na hora e 101 chegaram a ser hospitalizados, mas faleceram até 30 dias após a internação.
De acordo com os dados, 26% dos óbitos registrados foram motivados pela alta velocidade. Em segundo lugar aparece a infra-estrutura com 20%, seguida de motociclista (16%), jovem condutor (11%) e álcool (4%).
Em relação à baixa porcentagem de acidentes causados pelo alcoolismo a chefe da divisão explica, “Muitas vezes não é possível diagnosticar o excesso de álcool no momento do acidente. Levando em consideração que o motorista pode se negar a fazer o teste do bafômetro”, alerta. Não significando, porém que o álcool não seja um vilão no trânsito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário