Sobre a Secretaria de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás.


Administração 2.009 a 2.016



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás, na pessoa da Secretária de Educação, a professora Eliete Alves de Amorim, assessorada pelas Supervisoras de Ensino no Departamento Pedagógico a professora Sandra Cristina Fernandes Gonçalves e o professor Sérgio Pereira de Oliveira, no Departamento Técnico a professora Lídia Mendes dos Santos e pelas diretores os senhores Gleinilson Carlos, Idelma Maria, Elaine Moreira dos Reis, Maria Aparecida e Alessandra Teixeira, cada um com a sua equipe de trabalho, tem buscado garantir aos nossos alunos, ensino de qualidade.
São três Escolas que oferecem a Primeira Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a Escola Municipal Vilson Gonçalves de Oliveira, no Setor Walter Paulo II, a Escola Municipal João Natal de Almeida, no Centro e a Hermínio Lemes no Jardim Augusto, ainda dois Cmeis, o Regina Cândida de Oliveira localizado no Walter Paulo II, que oferece da Creche I ao Jardim II, ou seja, atende crianças de seis meses a cinco anos e onze meses de idade e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Senhorinha de Oliveira, que atende quatro e cinco anos (Jardim I e II), com a expectativa de passar a atender as Creches I, II e III.
Tem este blogger, o objetivo de divulgarmos as experiências pedagógicas, bem como servir de elo de comunicação entre as escolas e destas com os pais e demais visitantes do mesmo.

Contamos com a sua visita e o seu comentário, que com certeza será para nós motivo de muita alegria.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Parceria com PROERD.


Secretária de Educação Erli, Sargento  Da Mata e Sargento Geni


Secretária de Educação e Cultura  de Bonfinópolis, Erli de Fátima, reuniu-se com as diretoras das Escolas municipais e com a Polícia Militar para firmar parcerias, pensando em contribuir na construção do conhecimento de nossos alunos.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) ,  foi criado pela Professora Ruth Rich, em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, EUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos cinquenta estados americanos, e em cinquenta e oito países.
No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.
O PROERD é desenvolvido nas Escolas Públicas e Particulares, no ,5º ano e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil(Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais, por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico, através de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos. O objetivo é transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas
e da violência. No Proerd Pais é reforçada a importância da amizade e supervisão dos pais com os filhos. Após quatro meses de curso as crianças recebem o certificado PROERD, ocasião que prestam o compromisso de manterem-se afastados e longe das drogas e da violência. 
O Programa
O Programa é pedagogicamente estruturado em lições, ministradas obrigatoriamente por um policial militar fardado; que além da sua presença física em sala de aula como educador social, propicia um forte elo de ligação na comunidade escolar em que atua, fortalecendo o trinômio: Polícia Militar, Escola e Família.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; atividades que foram projetadas para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram vivendo.
O Programa não invalida qualquer outro Programa, Trabalho ou Atividade de prevenção, dirigido aos jovens como um todo. A cooperação da sociedade é fundamental, e a participação, efetiva, do empresariado constitui-se na sustentação, econômica e financeira, da viabilidade e continuidade do PROERD, visando atender parcela, cada vez mais significativa, das crianças e adolescentes, criando, dessa forma, uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.

Secretária de educação com as diretoras e Polícia Militar traçando metas.

Ficheiro:Proerd.jpg

Um comentário:

  1. Parabéns à Secretária Erli, às diretoras Alessandra, Idelma, Marizeth e aos Sargentos da PM, pela iniciativa em prol dos nossos alunos.
    Meu filho passou pelo PROERD em 2.010, na Escola Municipal Hermínio Lemes e realmente ele aprendeu muito!

    ResponderExcluir