Sobre a Secretaria de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás.


Administração 2.009 a 2.016



A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Bonfinópolis, Goiás, na pessoa da Secretária de Educação, a professora Eliete Alves de Amorim, assessorada pelas Supervisoras de Ensino no Departamento Pedagógico a professora Sandra Cristina Fernandes Gonçalves e o professor Sérgio Pereira de Oliveira, no Departamento Técnico a professora Lídia Mendes dos Santos e pelas diretores os senhores Gleinilson Carlos, Idelma Maria, Elaine Moreira dos Reis, Maria Aparecida e Alessandra Teixeira, cada um com a sua equipe de trabalho, tem buscado garantir aos nossos alunos, ensino de qualidade.
São três Escolas que oferecem a Primeira Fase do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a Escola Municipal Vilson Gonçalves de Oliveira, no Setor Walter Paulo II, a Escola Municipal João Natal de Almeida, no Centro e a Hermínio Lemes no Jardim Augusto, ainda dois Cmeis, o Regina Cândida de Oliveira localizado no Walter Paulo II, que oferece da Creche I ao Jardim II, ou seja, atende crianças de seis meses a cinco anos e onze meses de idade e o Centro Municipal de Educação Infantil Maria Senhorinha de Oliveira, que atende quatro e cinco anos (Jardim I e II), com a expectativa de passar a atender as Creches I, II e III.
Tem este blogger, o objetivo de divulgarmos as experiências pedagógicas, bem como servir de elo de comunicação entre as escolas e destas com os pais e demais visitantes do mesmo.

Contamos com a sua visita e o seu comentário, que com certeza será para nós motivo de muita alegria.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Bonfinópolis, Goiás, adere Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa



Senhores professores da rede municipal de Bonfinópolis, Goiás, percebendo as dúvidas quanto o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, resolvi publicar as seguintes informações.



Entendendo o Pacto

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
·         Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
·         Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;
·         No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.


Formação
Curso presencial de 2 anos para os Professores alfabetizadores, com carga horária de 120 horas por ano, baseado no Programa Pró-Letramento, cuja metodologia propõe estudos e atividades práticas. Os encontros com os Professores alfabetizadores serão conduzidos por Orientadores de Estudo.
Os Orientadores de Estudo são professores das redes, que farão um curso específico, com 200 horas de duração por ano, ministrado por universidades públicas. É recomendável que os Orientadores de Estudo sejam selecionados entre a equipe de tutores formados pelo Pró-Letramento no município ou estado.

EIXO: Formação
Módulo introdutório de Formação dos Orientadores de Estudo
INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL: Universidade Federal de Goiás (62) 3521 1070
PERÍODO: De 25 de fevereiro a 01 de março de 2013
5203559 BONFINOPOLIS MUNICIPAL


Materiais
Este eixo é formado por conjuntos de materiais específicos para alfabetização, tais como:
·         Livros didáticos (entregues pelo PNLD) e respectivos manuais do professor;
·         Obras pedagógicas complementares aos livros didáticos e acervos de dicionários de Língua Portuguesa (também distribuídos pelo PNLD);
·         Jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa (entregues pelo PNBE);
·         Obras de apoio pedagógico aos professores;
·         Jogos e softwares de apoio à alfabetização.
Além de novos conteúdos para alfabetização, muda também a quantidade de materiais entregues às escolas, pois cada turma receberá um acervo, possibilitando aos docentes e alunos explorar melhor os conteúdos.

Avaliações
Este eixo reúne três componentes principais:
·         Avaliações processuais, debatidas durante o curso de formação, que podem ser desenvolvidas e realizadas continuamente pelo professor junto aos alunos.
·         Os professores terão acesso a um sistema informatizado onde deverão inserir os resultados da Provinha Brasil de cada criança, no início e no final do 2º ano. Através deste sistema, docentes e gestores poderão acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem de cada aluno de sua turma, e fazer os ajustes necessários para garantir que todos estejam alfabetizados no final do 3º ano do ensino fundamental.
·         Ao final do 3º ano, todos os alunos farão uma avaliação coordenada pelo INEP. O objetivo desta avaliação universal será avaliar o nível de alfabetização alcançado pelas crianças ao final do ciclo. Esta será mais uma maneira da rede analisar o desempenho das turmas e adotar as medidas e políticas necessárias para aperfeiçoar o que for necessário.
O Ministério da Educação assumirá o custo dos sistemas e das avaliações externas.

Gestão
A gestão do Pacto se dá em quatro instâncias:
·         Um Comitê Gestor Nacional;
·         Uma Coordenação Institucional em cada estado e no Distrito Federal, composta por diversas entidades, com atribuições estratégicas e de mobilização em torno dos objetivos do Pacto;
·         Uma Coordenação Estadual, responsável pela implementação e monitoramento das ações em sua rede e pelo apoio à implementação nos municípios; e
·         Uma Coordenação Municipal, responsável pela implementação e monitoramento das ações na sua rede.
Ainda neste eixo, destaca-se a importância do sistema de monitoramento disponibilizado pelo MEC, o Sis Pacto, destinado a apoiar as redes e a assegurar a implementação de diferentes etapas do Pacto. Por fim, ressalta-se também a ênfase do MEC no fortalecimento dos conselhos de educação, dos conselhos escolares e de outras instâncias comprometidas com a educação de qualidade nos estados e municípios.
Ainda em 2013, o Ministério da Educação publicará um edital informando os critérios de premiação e reconhecimento aos professores, escolas e redes de ensino que mais avançarem na alfabetização das suas crianças.

Qualquer dúvida acesse o link: http://pacto.mec.gov.br

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